top of page
Buscar
  • Foto do escritorKarina Heid

Os vestidos alemães do Kaiserzeit


Quando comecei a estudar sobre o período em que Lady Audácia se passa (chamada de Era dos Kaisers, entre 1870 e1918), me dei conta de COMO NÃO EXISTE quase nenhum material por aí. A gente até acha alguma coisa aqui e ali, mas definitivamente, em um tempo de Google e conhecendo a abundância de material que a Inglaterra Vitoriana fornece, penei para juntar dados. Quase migrei a história inteira para a Inglaterra, mas como sou brasileira (e você conhece o fim da frase), insisti. Aos poucos estou achando tudo que preciso, e hoje queria falar sobre minha mais recente descoberta: as revistas de moda prussianas (onde estava Berlin, a capital do Império).


Para começar, é importante dizer que não há muitas diferenças entre a era do Kaiser e a Inglaterra Vitoriana, e quando há, está nos detalhes. Até mesmo as revistas que achei falavam muito da rainha Vitória, ela mesma filha de mãe alemã com pai inglês (era aceitável que alguém da alta classe, caso nao encontrasse um marido distinto na sociedade inglesa, casasse-se com um prussiando) Ou seja, havia intercâmbio entre as duas culturas, sinais de que eram vistas como similares.


Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade de vestidos e ocasiões em que eles deviam ser usados. Havia vestidos para bailes, para manhãs, para visitas matinais, para caminhadas, para compras, para passeios em tempo ruim, para fazer compras no mercado e para viagens (deve haver outras dezenas de situações que me esqueci). E, para cada um deles, um tipo de material, formato e detalhes como luvas e bolsas para acompanhar!


É tanta coisa interessantes que deixarei aqui as fotos e descrições traduzidas de alguns, retirados de duas fontes: O Lady's Book of Etiquette, de Florence Hartley (lançado em 1860, mas amplamente distribuído e reimpresso através dos anos) e do arquivo da Universidade de Dusseldorf, de onde vieram essas belíssimas capas das revistas Victoria e La Gazette Rose, impressos que circulavam na época.


Vestidos para manhã


"O vestido mais adequado para a manhã é aquele feito para se ajustar à figura da mulher, e o material, exceto quando o inverno exige roupas de lã, deve ser de chita, algodão, brilliante ou musselina. [...] Um avental grande de algodão, que pode ser retirado caso cheguem visitantes inesperados, protegerá a frente do vestido e evitará ter de lava-lo com muita frequência. [...] As mulheres casadas costumam usar touca de manhã e, ultimamente, as meninas adotaram a moda. Contudo, é muito melhor deixar o cabelo perfeitamente liso, sem a necessidade de touca, que costuma ser usada para esconder o arranjo preguiçoso e desleixado do cabelo.[...]


Exemplos de vestidos para manhã:


a) Esse robe, que priorizava o conforto, era usado durante as tarefas domésticas da manhã. Caso alguém aparecesse, ele era recatado o suficiente para receber a visita, mas não se engane: conforto não era uma palavra que se aplicava às roupas da época (o espartilho, inclusive, devia ser usado sob ele). Um avental grande, amarrado por cima, era removido no caso da chegada de visitantes.


Fonte: http://yesterdaysthimble.com/articles/rules-for-victorian-dressing-i/



Vestidos para o dia


Os vestidos para o dia deviam ser feitos para se encaixar perfeitamente à figura da dama, com acabamento na garganta e pulsos (gola e punhos bordados) e, a menos que fosse necessário (como perdas e cabelo ou idade), deveriam ser usados sem touca no cabelo. Vestidos simples, usados durante as tarefas matinais ou no exercício de tarefas domésticas não eram adequado para receber visitas pela manhã. Segundo o manual de etiquetas, vestidos extremamente elaborados não eram de bom gosto. Seguem, então, um belíssimo exemplo de vestido não elaborado, segundo a revista Victoria:



Vestidos de noite


"O vestido de noite, usado em casa, deve variar de acordo com as circunstâncias. Se nenhum visitante for esperado, o vestido usado pela manhã é adequado para a noite; mas, para receber visitantes, deve ser de material mais leve e pode ser usado com chapéu. Para as jovens, em casa, fita ou veludo são os materiais mais adequados para um enfeite de cabeça. As flores, a menos que sejam naturais no verão, são de mau gosto, exceto nos casos em que se espera uma festa com convidados. Seda escura no inverno e material fino no verão são os vestidos mais adequados para a noite."



1870 (moda baile)





(Lembrando que a moda se diferenciava um pouco entre Inglaterra, Europa continental e America).


Vestidos para passeio


"Os vestidos para passeio, para serem de bom gosto, devem ser de cores calmas e nunca evidentes. Marrons e tons neutros, com preto e branco, fazem os vestidos mais bonitos para a rua. Acima de tudo, evite usar várias cores brilhantes. Pode-se usar detalhes para tirar o efeito sombrio de um vestido marrom ou preto, mas não deixe que seja muito gritante e use pouco deles. Deixe as botas serem suficientemente fortes e grossas para proteger os pés da umidade ou do pó e use luvas sempre limpas e bem ajustadas. Todo o efeito do traje de bom gosto será arruinado se não for dada atenção aos detalhes do vestido. Uma touca suja, com fitas desarrumadas ou luvas e gola rasgadas estragam totalmente o traje mais bonito. Não há sinal mais certo de vulgaridade do que vestir-se de maneira alegre demais na rua. Permita que os materiais sejam do tipo mais caro, se você preferir, mas não use os exageros da moda ou cores visíveis. Deixe o bom gosto ditar os limites onde a moda pode governar, e deixe as cores se harmonizarem bem..."




Vestidos para compras


"Devem ser de um material que possa suportar o empurra-empurra de uma loja lotada sem ferimentos, e nunca devem ser usados ​​rendas ou tecidos delicados. Um vestido de merino no inverno, com uma capa de pano e veludo liso ou gorro de seda é o mais adequado. No verão, um vestido e uma capa de tecido Lavella de cor lisa, ou qualquer outro tecido fresco mas forte, com um gorro de palha simplesmente aparado, é o melhor vestido para uma excursão de compras."




Vestidos de tempestade


"Uma senhora que é obrigada a sair com frequência no mau tempo achará conveniente e econômico ter um vestido de tempestade. Tanto o vestido quanto a capa devem ser feitos de um material de lã (variando de acordo com a estação do ano) que derramará a água. As saias brancas estão completamente fora do questão, pois, se o vestido for levantado, elas ficarão em alguns momentos vergonhosamente sujas. Uma saia de lã, bem curta, para limpar as ruas lamacentas, é a coisa certa. Botas robustas de sola grossa e luvas de seda, tecido de castor ou fio de linho são as mais adequadas. A touca deve ser de palha ou feltro e, acima de tudo, carregar um grande guarda-chuva. Os pequenos guarda-chuvas leves são muito bonitos, sem dúvida, mas para ter uma proteção real em uma tempestade, o guarda-chuva deve ser grande o suficiente para proteger todo o vestido."


Vestidos de viagem


"Vestidos de viagem devem ser sempre feitos com cores tranquilas, perfeitamente lisas, com um manto ou capa profunda do mesmo material. Ao viajar com um bebê jovem, um vestido de material que será lavado é o melhor, mas deve ser escuro e liso. Um vestido de viagem conspícuo é de muito mau gosto e jóias ou ornamentos de qualquer tipo estão totalmente fora de lugar. Que o vestido seja feito de material escuro e liso, com um simples gorro de palha ou feltro, aparado com a mesma cor do vestido e um véu grosso. [...] Se colar e mangas brancas forem usadas, elas deverão ser de linho, perfeitamente lisas. Botas fortes e luvas grossas são indispensáveis ​​na viagem, e um xale pesado deve ser carregado, para enfrentar qualquer mudança repentina no clima. Espartilhos e saias de linho escuro são mais adequados do que os brancos, pois há muita poeira e lama inevitáveis..."



Vestido de viagem, por volta de 1881

Vestidos de Luto


"Existe uma variedade de opiniões sobre o assunto de luto, que é extremamente difícil estabelecer regras gerais sobre o assunto. Não existe uma regra nem para a profundidade do luto, nem para o momento em que ele pode ser deixado de lado, e devo limitar minhas observações aos diferentes graus de luto.


Para um luto profundo, o vestido deve ser de bombazina, tecido Parramatta, delaine, barege ou merino, confeccionado sobre forro preto. O único corte apropriado é uma dobra profunda, do mesmo material ou de crepe. O xale ou capa deve ser preto liso, sem bordas ou recortes, a menos que uma dobra de crepe seja colocada na capa; o capô deve ser de crepe, perfeitamente liso, com revestimentos de crepe, a menos que a touca da viúva esteja desgastada e um véu de crepe profundo seja lançado sobre o rosto e o capô. Gola e mangas crepe pretas, botas e luvas pretas. O próximo nível é usar gola e mangas brancas [...] Um pouco mais tarde, pode ser usada seda preta sem brilho, enfeitada com crepe, e delaine ou bombazine, com um recorte de fita larga e lisa ou uma dobra de seda. O próximo estágio admite um gorro de seda enfeitado com crepe e figuras de cores chumbo, roxo escuro ou branco no vestido. A partir disso, o luto passa para o segundo luto. Aqui pode usar-se um gorro de palha, enfeitado com fita preta ou flores de crepe, ou um gorro de seda com flores pretas do lado de fora e branco no rosto, um vestido de seda preto e xale ou manto cinza. Cor de chumbo, roxo, lavanda e branco, são todos admissíveis no segundo luto, e o vestido pode ser iluminado gradualmente, um gorro branco, um xale e um vestido roxo ou lavanda, sendo o vestido geralmente usado por último, antes do luto ser jogado completamente de lado, e as cores voltaram. É especialmente recomendável comprar sempre os melhores materiais ao preparar o luto. Os artigos de crepe e lã da melhor qualidade são muito caros, mas um artigo mais barato se desgastará miseravelmente; não há erro maior na economia do que comprar luto barato, pois nenhum bem é tão inferior ou se desgasta e fica enferrujado tão cedo."









Espero que tenham gostado! Amo pesquisar sobre vestidos e colocar sobre eles nos meus livros!

Até a próxima!

Karina

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page