top of page
Buscar
  • Foto do escritorKarina Heid

A saga dos Nibelungos

A Canção dos Nibelungos é, para os alemães, o que a lenda do Rei Artur é para os ingleses. Parte do patrimônio documental da humanidade, essa epopeia épica europeia, escrita em torno de 1200 por um poeta desconhecido, conta a história de Siegfried, o matador de dragões, desde sua infância e seu casamento com Kriemhild, até seu assassinato pelo terrível Hagen e a vingança subsequente de Kriemhild, culminando na aniquilação dos burgúndios (ufa!).


Através dos séculos, a obra foi lida e interpretada por milhões de pessoas, tocando profundamente a alma do povo germânico, por tratar-se, em uma só peça, da lenda, criação do mito e sua influência na história e na cultura do povo alemão.


Mas quem eram os Nibelungos?


Os Nibelungos eram, na mitologia nórdica, um povo formado por anões que habitavam Niflheim, também chamada de Mistland, ou Terra das Neblinas. Era nessa terra gelada e esquecida que ficavam aqueles que não morreram em batalhas, juntamente com anões e gigantes, e onde se enterravam as raízes da gigantesca árvore YggDrasil. (Fonte: Wikipedia)


A Canção dos Nibelungos usou esse mito como pano de fundo para contar uma história de guerra e amor. A saga fala de seres mitológicos típicos da mitologia alemã, como por exemplo as Valquírias, famosas guerreiras alemãs.


Valquírias chegando para a batalha

Dá pra imaginar um cavalo de batalhas como Emma em meio a essas cenas, não dá?

Desenho de Arthur Rackman

O anel dos Nibelungos


Mais ou menos na mesma época em que a história de Lady Trapaça acontece, o compositor alemão Richard Wagner adaptou a saga e criou quatro óperas, que demorou cerca de vinte e seis anos (de 1848 a 1874) para escrever. Isso significa que Emma não poderia ter se referido ao cavalo usando Wagner como referência (as óperas ainda estavam sendo escritas, e só foram apresentadas em agosto de 1876), mas a lenda era bem conhecida na Alemanha desde 1200!


Tenho certeza que conhecem essa música de Wagner, da peça As Valquírias (parte do Anel dos Nibelungos), entitulada The Ride of the Valkyres.


Espero que tenham gostado!

Até a próxima!


Karina



Fonte:

Para uma sequencia de tirar o fôlego sobre o mito, clique aqui: https://www.flickr.com/photos/eoskins/14970654049

Para o livro em inglês com ilustrações maravilindas: https://archive.org/stream/rhinegoldvalkyri00wagn#page/n13/mode/2up

Para fazer download do poema, clique aqui: https://www.wdl.org/pt/item/4116/

Para saber como o nacional socialismo se utilizou da saga para manipular o povo alemão, sugiro esse site aqui: http://virgiliocamposhistoriaantiga.blogspot.com/2010/11/saga-dos-nibelungos-lenda-poetica-e.html


219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page