Existem algumas coisas que são a cara de um país, não acham? Por exemplo, se um estrangeiro vê o Corcovado, logo pensa em Brasil. Se vê a Estátua da Liberdade, pensa nos Estados Unidos. E quando você vê essas casinhas com teto pontudo e madeira exposta, você pensa em que país?
Alemanha! Acertei?
Juntamente com a salsicha, a Oktoberfest e as calças de couro bávaras, as casinhas de Enxaimel talvez sejam o que há de mais típico na Alemanha (sim, esse é o nome desse tipo de arquitetura).
Nos dias de hoje, mais de 2,5 milhões de estruturas de madeira como esta aí de baixo estão espalhadas pelo país. A madeira é o material básico dessas construções, mas são as características desta madeira, as condições climáticas e as habilidades dos carpinteiros o segredo para a beleza e durabilidade dessas casas (algumas resistem desde a idade média).
Existe uma simbologia por trás dos desenhos das madeiras, como a cruz de Santo André (a outra cruz do povo germânico), santo que foi pregado em uma cruz inclinada, rosetas ventiladas, losangos retos e toda uma variedade de árvores da vida.
Quando pensei em escrever o post, queria que vocês tivessem uma ideia de como seria a chegada de Emma a Stuttgart, e que tipo de arquitetura veriam. E quer saber? Ela não veria nada muito diferente do que você vê agora, porque, como diz uma amiga que mora na Alemanha, "1871 foi ontem"por lá 😂
Abaixo, deixo algumas cidades alemãs onde essa arquitetura encanta e atrai hordas de turistas:
Frankfurt
Rothenburg ob der Tauber
Bad Wimpfen
Tübingen
Stuttgart, 1880
Stuttgart ilustrada (era vitoriana)
Coisa mais linda! ♥️